
Automação com RaspBerry - Conhecendo e configurando o RaspBerry.
Dando sequência aos posts de automação com RaspBerry, vamos conhecer o que é o RaspBerry e como ele vai nos ajudar no nosso projeto.
O que é o RaspBerry?
Pela definição dos criadores, ele é um um computador do tamanho de um cartão de crédito que pode se conectar à sua TV e um teclado. Pode ser usado para muitas das coisas que o seu PC faz, como planilhas, processamento de texto e jogos. Ele também reproduz vídeos de alta definição. Queremos vê-lo sendo usado por crianças de todo o mundo para aprender programação. Eu acrescento que ele torna acessível a todos a criação de projetos que antes eram complexos e caros.
Atualmente, o Raspberry possui duas versões: A e B, as principais diferenças entre as duas é que a versão B possui conexão para ethernet, dois conectores USB (versão A apenas um) e 512Mb de memória.
Versão A
Versão B
Vamos usar a versão B.
Conexões
A imagem acima apresenta as conexões do RaspBerry, entre elas destaco a GPIO, ela que diferencia o RaspBerry de um PC comum e que vai facilitar a conexão com a placa de comando do projeto. Vamos conhecer a pinagem:
Todos os pinos GPIO pode ser usado como entradas ou saídas digitais. Os pinos SCL e SDA podem ser usados para interface I2C. Os pinos Mosi, MISO e SCKL podem ser usados para se conectar a dispositivos SPI de alta velocidade.
Os pinos GPIO do RaspBerry têm níveis lógicos de 3,3 V e não 5V, de modo que os níveis de sinais podem variar de 0 até 3.3V, nunca sendo superior a 3,3V.
Montando o SDCard com o sistema operacional Linux.
Para utilizar o Raspberry Pi, você vai precisar de um SDCard com tamanho igual ou superior a 4Gb para instalar um sistema operacional Linux, será usado o roteiro disponibilizado no quick-start-guide do RaspBerry.
Formatando o SD com a ferramenta de formatação SD Card Association’s.
Configurando "FORMAT SIZE ADJUSTMENT" option to "ON".
Cartão formatado.
Arquivo baixado em downloads.raspberrypi.org/noobs e descompactado na raiz do SDCard.
Em seguida o menu para escolha da distribuição do linux para instalação.
Selecionada a opção Raspbian para instalação.
Instalação em andamento.
Durante a instalação são apresentadas algumas dicas, como usário e senha padrão.
Após a instação o sistema reinicia e é apresentado um menu para configurações do sistema operacional, nehuma alteração foi feita nesse momento.
Boot.
O sistema operacional está instalado, configurado e iniciado.
Acessando o blog pelo RaspBerry.
Podemos ir para o último post da série para montagem do servidor WEB para controle da placa de comando.